Para evitar alergias e problemas nas unhas, o ideal é utilizá-las esporadicamente e por curtos períodos de tempo
O que são unhas postiças
As unhas postiças são unhas artificiais colocadas sobre as unhas naturais e, em seguida, revestidas com gel ou esmalte. Elas podem cobrir somente a extremidade das unhas, ou toda a superfície da unha. Você pode comprá-las para aplicar em casa ou optar por fazê-las no próprio salão de beleza, com a ajuda de um profissional. Existem vários modelos de unhas postiças e cada pessoa se adapta melhor a um modelo específico. O ideal é que as unhas postiças sejam usadas esporadicamente, pois as colas usadas para fixa-las podem causar danos às unhas naturais, devido aos químicos presentes em sua composição.
Do que são feitas as unhas postiças?
As unhas postiças mais comuns são feitas com plástico ABS, mas existem unhas de diversos outros materiais: porcelana, acrílico, fibra de vidro, entre outros. Existem também aquelas confeccionadas com materiais antialérgicos.
Tipos de unhas postiças
Os tipos mais conhecidos são as que exigem o uso de cola à parte para fixação. No mercado, também estão disponíveis as opções autocolantes, as tips (que são ponteiras para alongamentos de unhas, aplicadas apenas na ponta da unha original para aumenta seu tamanho), unhas de gel e suas variações, como acrigel, unhas feitas com moldes, com fibra de seda e fibra de vidro, além de unhas de porcelana.
Unhas postiças comuns
As unhas postiças comuns são práticas, mais fáceis de aplicar e não precisam ser cortadas toda semana. Além disso, o esmalte tem boa durabilidade. No entanto, o uso frequente das unhas postiças comuns pode prejudicar a saúde das unhas naturais alterando o aspecto da lâmina ungueal em decorrência da aplicação de cola.
A desvantagem dessas unhas é que o uso da cola separada pede cuidados. É preciso aplicar a quantidade certa, uma gota, para que não ocorram vazamentos.
Unhas postiças autocolantes
As unhas postiças autocolantes, como o próprio nome diz, são aquelas que não exigem uso de cola à parte para serem fixadas sobre as unhas naturais. Por isso, elas são mais fáceis de aplicar e de ajustar conforme o tamanho e o formato da unha. Não necessitam de tempo para secar e, por não conterem cola líquida, também não vazam.
Para os fãs de nail art, as unhas postiças autocolantes muitas vezes já vem com designs prontos. Elas também podem ser aplicadas em casa com ainda mais facilidade, têm durabilidade maior e são mais resistentes.
O ponto negativo é que, por causa de todas essas vantagens, as unhas autocolantes costumam ser mais caras.
Unhas postiças tips
Este tipo de unha postiça é aplicada apenas na ponta da unha natural e serve para alongá-la. Geralmente, ele é indicado para pessoas que não conseguem deixar as unhas crescerem naturalmente sem ocorrer quebras durante o processo ou até mesmo para aquelas que querem ter unhas longas e bonitas em um período de tempo mais curto.
A aplicação das unhas “tips” é rápida e prática, pois basta você colar as ponteiras nas extremidades da unha natural. Por outro lado, a cola utilizada para fixação deste tipo de unha postiça podem danificar a ponta das unhas naturais, deixando-as enfraquecidas por um tempo – pelo menos até que elas cresçam novamente.
Unhas de gel, de porcelana e suas variações
As unhas postiças feitas com gel são super-resistentes e têm um aspecto bastante natural. Elas são a solução perfeita para quem tem unhas muito fracas e que quebram com muita facilidade, pois protegem a unha natural, permitindo que ela cresça de forma saudável. Além disso, o brilho da unha é permanente mesmo sem esmalte.
A desvantagem é que o formato das unhas naturais vai se modificando aos poucos, principalmente após um longo período de uso. Isso pode levar ao surgimento de estrias e vincos e fazer com que elas quebrem com mais facilidade também.
O processo de remoção também é um ponto a ser considerado. Ele é feito somente com uma lixa, o que pode enfraquecer a unha natural por algum tempo também.
Como as unhas postiças são aplicadas?
Confira o passo a passo:
1. Antes de qualquer coisa, é necessário remover o brilho da unha natural, tornando-a fosca, com o auxílio de uma lixa especial para a superfície das unhas. Isso ajuda na fixação das unhas postiças e prolonga sua duração;
2. Depois, a unha deve ser limpa. O ideal é usar álcool 70% para garantir a limpeza total e também a aplicação eficiente da cola;
3. Em seguida, selecionam-se as unhas que serão aplicadas, verificando a que melhor se adequa à unha da pessoa. Ao comprar as unhas, elas já vêm com diversos tamanhos, para que você possa escolher o que terá aparência mais natural. Geralmente, a melhor opção é a que se aproxima o máximo possível do tamanho das unhas naturais, para ter certeza, coloque-a, sem cola, em cima da sua unha natural;
4. Antes da aplicação, não se pode esquecer de remover o pozinho branco que fica na unha após o lixamento. Para isso, costuma-se usar um removedor de esmalte;
5. Na hora de aplicar a unha, pinga-se uma gota de cola especial para unhas postiças, espalhando-a por toda a unha. A quantidade ideal de cola é um fator determinante para que a unha postiça dure o tempo certo;
6. Encosta-se a unha postiça na base da unha natural e empurra-se a cutícula com bastante cuidado, de modo que fique encaixada perfeitamente, parecendo natural. Em seguida, deve-se pressionar a unha postiça sobre o dedo por aproximadamente quinze segundos até que a cola esteja totalmente fixada. É preciso muito cuidado na hora de fixar a unha postiça para que não haja a formação de bolhas de ar entre a unha natural e a artificial. Se isso acontecer, repita o processo;
7. Este procedimento é repetido com todas as unhas. Depois, se necessário, pode-se cortar as unhas postiças e lixá-las até que fiquem no comprimento e no formato desejados. Alicates e lixas são os instrumentos mais indicados para adaptar o comprimento e a forma da unhas postiças.
Para um acabamento perfeito, pode ser preferível que a pessoa remova ou pelo menos empurre a cutícula antes de aplicar as unhas postiças, mas não é recomendável que isso seja feito imediatamente antes da aplicação. O ideal seria ficar sem fazer as cutículas por uma semana antes de colocar as unhas postiças.
As unhas postiças demoram de uma a duas horas para serem aplicadas e a manutenção deve ser feita a cada 15 ou 20 dias, dependendo muito do estado das unhas.
Qual é o profissional que aplica unhas postiças?
Manicures, nail designers, estilistas de unhas, porcelanistas e outras pessoas que estejam devidamente habilitadas e treinadas para isso podem fazer a aplicação das unhas postiças. Elas também podem ser aplicadas em casa, por você mesma.
Quem pode usar unhas postiças?
As unhas postiças são recomendadas principalmente para pessoas que perderam as unhas ou que tiveram de retirá-las por motivos de saúde. No entanto, elas quase sempre são utilizadas para fins estéticos ? mas aí elas só podem ser aplicadas quando as unhas naturais estiverem totalmente saudáveis. Em todos os casos, é importante consultar um dermatologista antes da aplicação. Usar unhas postiças para esconder imperfeições ou doenças apenas irá piorar o problema, pois, assim, as unhas naturais não poderão ser tratadas adequadamente.
0 comentários :
Postar um comentário